Avaliações de Empresas
Qual o valor de uma empresa? Esta é uma das questões mais importantes para a vida dos empresários e investidores.
A MoneyGPS avalia empresas quer na perspectiva de aquisição, quer na perspectiva de venda. Se desejar um orçamento para uma avaliação de empresas, envie-nos um email para geral@moneygps.pt sem qualquer compromisso, a explicar o contexto da avaliação. Naturalmente, asseguramos total confidencialidade em todo o processo.
Processo de avaliação de empresas
O processo de avaliação de empresas da MoneyGPS consiste em:
- Compreender o contexto e os objectivos subjacentes à avaliação
- Desenvolver e validar com o Cliente os pressupostos de evolução do negócio
- Estimar o custo de capital médio ponderado (WACC)
- Calcular o Entreprise Value e fazer uma análise de sensibilidade às principais variáveis
- Entregar um relatório de avaliação com a caracterização da empresa, projecções futuras, valor de avaliação e respectiva análise de sensibilidade.
Existem três métodos de avaliação de empresas:
1. Método do justo valor através dos fluxos de caixa descontados (Discounted Cashflows)
Este é o método mais utilizado na avaliação de empresas e provavelmente o mais justo pois permite valorizar o potencial de crescimento futuro da empresa. O processo é muito mais exaustivo que os anteriores pois obriga a estimar quais as receitas futuras da empresa (o que implica estimar o contexto do sector em termos de potencial de crescimento, ameaças e oportunidades e agressividade da concorrência), como vai ser a evolução dos custos (quais são fixos, quais são variáveis), se existem ou não necessidades de novos investimentos, bem como todas as variáveis que possam ter impacto no EBITDA. Adicionalmente, é necessário estimar a taxa a que se irão actualizar esses cashflows (WACC) que é a taxa média ponderada do custo do Capital Próprio e do custo da Dívida líquida de impostos.
2. Múltiplos do sector
O valor da empresa é determinado através da aplicação a indicadores financeiros da empresa a múltiplos desses mesmos indicadores em empresas comparáveis, do mesmo sector e perfil semelhante, e que ou sejam cotadas ou tenham sido transaccionadas recentemente e a informação do valor da transacção seja pública. O indicador que é mais usado para esta avaliação de empresas é normalmente o EBITDA (Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization) ou seja o Resultados Operativo Bruto (Resultado Líquido + Juros Suportados + Imposto sobre o Rendimento + Amortizações do exercício) ao qual se aplica um múltiplo que está correlacionado com o potencial de crescimento futuro desse mesmo indicador.
3. Valor Patrimonial
O valor da empresa é determinado pelo valor dos seus activos. É feita a avaliações do seu património imobiliário, do seu equipamento produtivo, dos produtos em stock e dívidas de Clientes. Ao valor apurado são acrescidos o dinheiro em depósitos e em caixa e deduzidas as dívidas a fornecedores, instituições financeiras e outros credores. No fundo, é uma estimativa do valor caso se quisesse liquidar a empresa, ou seja, sem ter em consideração a continuidade do negócios e os seus lucros futuros e por isso, em empresas financeiramente saudáveis, a avaliação de empresas através deste método é normalmente inferior à apurada através dos outros métodos.